Junina ou Joanina?

Junho é o mês de São João, Santo Antônio e São Pedro. Por isso, as festas que acontecem durante o mês de junho são chamadas de “Festa Joanina”.

O nome teve origem nos países europeus católicos no século IV. Quando chegou ao Brasil, foi incorporada aos costumes dos povos indígenas e negros, e logo teve o nome modificado para junina.

A influência brasileira na tradição da festa pode ser percebida na alimentação, quando foram introduzidos o aipim (mandioca), milho, jenipapo, o leite de coco, e também nos costumes, como o forró, o boi-bumbá, a quadrilha e o tambor-de-crioula. Mas não foi somente a influência brasileira que permaneceu nas comemorações juninas. Os franceses, por exemplo, acrescentaram à quadrilha, passos e marcações inspirados na dança da nobreza europeia. Já os fogos de artifício, que tanto embelezam a festa, foram trazidos pelos chineses. A dança-de-fitas, bastante comum no sul do Brasil, é originária de Portugal e da Espanha.

 

A Aluá Eventos faz sua Festa Junina ou Joanina! Nossa equipe está à disposição para organizar e produzir a sua festa com todo equipamento, estrutura e cuidados para, juntos, realizarmos um evento de sucesso.